PROGRAMAÇÃO

As atividades da Semana de Ação Mundial 2013 acontecem no Brasil e em muitos outros países, já que a Semana é uma iniciativa da Campanha Global pela Educação, que desenvolve uma mobilização internacional pelo direito à educação para todos. No Brasil, a SAM é coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Oficialmente, a Semana acontece entre 21 e 28 de abril. No último dia de eventos se comemora o Dia Internacional da Educação, data que celebra a declaração de compromissos da Cúpula Mundial de Educação descritos no tratado EPT (Educação Para Todos), assinado em Dakar no ano 2000. A realização da SAM nestes dias busca acompanhar e cobrar o cumprimento das metas então estipuladas.

No Brasil, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação produz e distribui materiais de apoio para que as atividades da Semana sejam planejadas e desenvolvidas autônoma e localmente, e podem acontecer ao longo do ano, não somente durante o período oficial da SAM.

O Manual da SAM 2013 traz uma série de dicas e orientações para que você também elabore atividades em sua comunidade, de preferência com um grupo que represente a diversidade da sua escola, creche, organização, sindicato ou comunidade. Reunindo um grupo plural, podem ser realizados debates que discutam a valorização do professor, seminários que apontem novas propostas, palestras sobre iniciativas que deram certo em outras regiões, fóruns para diagnosticar a situação do trabalho do profissional da educação, mobilização na praça para alertar sobre a importância do tema, ato público reivindicando a atuação do poder público, vídeos e dossiês para retratarem a condição atual do ensino na sua escola etc.

As mais diversas organizações de municípios das cinco regiões do país já confirmaram sua participação. São creches, escolas, universidades, conselhos, sindicatos, secretarias municipais de educação, prefeituras, câmaras de vereadores, associações de bairro, organizações não-governamentais, entre muitas outras. Confira algumas delas, distribuídas pelas 5 regiões do País:

Região Centro-Oeste

Região Sul

Região Sudeste

Região Norte

Região Nordeste

Uma resposta para “PROGRAMAÇÃO

Deixe um comentário