REGIÃO SUDESTE

ESPÍRITO SANTO

  • “Momento de Conscientização Social da Carreira Docente” será tema de ato público organizado pelo Centro Universitário São Camilo, a ser realizado numa praça no centro da cidade Cachoeiro do Itapemirim. Com outros municípios do Pólo Cachoeiro, também está sendo articulado um seminário, que deve reunir cerca de mil participantes.
  • No dia 28 de abril, o espaço cultural municipal de Estância Velha sediará palestras de motivação para todos os professores da educação infantil, e  no dia 24 de maio, o espaço o espaço da escola infantil  terá debates nas escolas com toda comunidade escolar.

MINAS GERAIS

  • Em Montes Claros, a Fundação Fé e Alegria do Brasil cuida da mobilização local e dos preparativos para um ato público sobre o tema de destaque da SAM. Reunida com outas organizações, a fundação pretende reunir 500 pessoas no centro da cidade, no dia 26 de abril.
  • No dia 22 de abril, haverá uma reunião para prestação de contas com a Comissão do Fundeb ( Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) do município de Nepomuceno, na sala da Secretaria Municipal  de Educação. No dia seguinte, a rádio local fará divulgação do tema da SAM2013, e do encontro do Fórum com profissionais da educação com a comissão do Fundeb, que ocorrerá no dia 26.
  • Os mineiros de Carmésia realizaram o seu 1º  Seminário de Educação, no dia 12 de abril, e estão aguardando a votação do Dia de Mobilização Social pela Educação, que passará a ser comemorado anualmente se os vereadores da cidade o aprovarem. Se  a expectativa for contemplada, acontecerá um evento com todos os educadores das escolas públicas do Município,  com o palestrante Clayton Pereira, que ficará responsável por mobilizar os educadores de forma geral. Os pais de alunos assistirão uma palestra em favor da Mobilização Social pela Educação, que contará com representantes das Secretarias de Educação, Saúde e Ação Social  do Conselho Tutelar.
  • A Faculdade de Ciências Integradas do Pontal vai organizar uma palestra com distribuição dos materiais da SAM2013 no dia 24 de abril. O evento acontecerá na câmara Municipal de Ituiutaba.
  • Representantes dos três poderes  da cidade de Conceição do Rio Verde estarão envolvidos em reuniões, encontros e debates sobre a valorização d@s professor@s promovidos pela Secretaria Municipal de Educação. Também estão sendo organizados seminários e encontros com autoridades e servidores da educação.
  • O Calendário da UFMG em abril vai ser preenchido por uma série de atividades, que podem ser conferidas nesta programação. Na semana da SAM, haverá um seminário, uma reunião e uma conferência com a professora espanhola Isabel Carrillo Flores. Os eventos vão de 22 a 24 de abril e estão sob a tutela do Gestrado (Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente).

RIO DE JANEIRO

  • O No centro de Nova Iguaçu, os estudantes da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) se reunirão para organizar um Circulo de Discussão; O evento vai ocorrer no dia 24 de abril, no período da tarde e contará com participantes de 10 escolas da Baixada Fluminense.
  • A Faculdade de Formação de Professores da Baixada Fluminense, da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)  está agendando uma panfletagem em escolas públicas da região, mostra da SAM no campus da faculdade, com uma exposição de materiais produzidos pela campanha para a SAM, mas também outros materiais (livros sobre financiamento, CAQI, vídeo FUNDEB pra valer, entre outros que estarão disponíveis para empréstimo no núcleo de educação continuada, núcleo que coordeno dentro da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense UERJ

SÃO PAULO

  • Os alunos do curso de Pedagogia da Unesp ( Universidade Estadual Paulista) de São José do Rio Preto pretendem realizar rodas de conversa e discussões a partir do material da SAM. Eles também vão promover discussões específicas com profissionais da escola de educação infantil da universidade durante a reunião de planeamento mensal, nos dias 24 e 25 de abril.
  • “Nem herói, nem culpado. Professor tem de ser valorizado!” Este será o tema da formação oferecia por educadores do Centro Educacional Infantil Luz e Lápis. A proposta é oferecer um debate sobre a relação entre o direito de aprender e o direito de ensinar, que ocorrerá no dia 30 de Abril.
  • Em Campinas, os alunos das licenciaturas e das turmas de Pedagogia da Unicamp usarão os folders e cartazes da SAM como material didático. Também haverá uma mesa redonda , organizada pelas Coordenações de Licenciatura e  de Pedagogia e pela Subcomissão Permanente de Formação de Professores da universidade, a se realizar no dia 25 de abril, no salão Nobre da Faculdade de Educação da Unicamp. O evento contará com a presença das professoras Helena de Freitas , da Anfope (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação) e Ivany Pino, do Cedes (Centro de Estudos Educação & Sociedade),  que palestrarão sobre  formação de professores e valorização do trabalho docente.
  • A organização Aldeias Infantis S.O.S. Brasil, que tem seu escritório principal em São Paulo, mas atua em 13 estados, pretende realizar rodas de conversa com as pessoas diretamente ligadas ao atendimento e à garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens. Centenas de atendidos pela organização também devem participar das rodas.

  • Uma série de atividades está sendo programada pela Secretaria Municipal de Educação de Echaporã, para acontecer entre 21 e 26  de abril. Todas as escolas do município se reunirão no salão nobre da EMEF Ida Bonini Romero para assistirem a uma palestra que abordará o tema da SAM2013. No domingo, os estudantes se juntarão à comunidade, representada pelos poderes legislativo e executivo, pais, funcionários das escolas, creche, cozinha piloto e demais secretarias do município.
  • A Secretaria Executiva paulista da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) reunirá representantes de 49 polos regionais distribuídos pelo estado. Esses representantes farão a articulação e mobilização da SAM nas cidades em que atuam.
  • Um Círculo de cultura está sendo programado pelo Instituto Paulo Freire. O evento acontecerá no dia 26 de abril, às 17h, e terá 3h de duração.

5 Respostas para “REGIÃO SUDESTE

  1. A Educação é uma extensão política de “poder”, já que tem que ser assim, precisamos cobrar por uma Gestão Educacional eficiente, não que eu seja contra o programa de bolsa família, é preciso fazer por merecer! Só contar a frequência não vale tem que haver ” rendimento escolar”.Precisamos também que as autoridades políticas possam atribuir maior valor aos EDUCADORES.Como por exemplo: “Um salário digno”.

  2. Olá, pessoal!!!! Estamos compartilhando nossas atividades para a semana Nacional. A Coordenação do curso de Pedagogia da Unimontes em Paracatu-MG, vão promover rodas de conversas, debates, seminários sobre o tema.
    A Câmara Municipal de Paracatu concederá moção de regozijo à professores em destaque.
    A Secretaria Muicipal de Educação de Paracatu, a Coordenação de Educação Infantil farão homenagens aos professores com palestras motivacionais e um filme sobre o tema….Só que vai ter uma linda homenagem, mas esta é segredo…..
    Abraços,
    Fernanda Rubinger Mundim
    Coordenação de Educação Infantil

  3. Olá a todos!
    O curso de Pedagogia da UFRRJ – campus Seropédica – RJ, juntamente com a coordenação institucional do PIBID, realizou nos dias 24 e 25 de abril o II Encontro Pibid Pedagogia como atividade da SAM -2013.
    Os debates foram comandados por professores universitários, professores supervisores do Pibid, gestores de escolas, bolsistas e ex-bolsistas PIBID-Pedagogia.
    Participaram estudantes do curso de Pedagogia e Licenciaturas em Artes, Educação Física, História, professores da rede pública municipal e estadual, atuantes na região.
    Contamos ainda com apresentação cultural do grupo de danças afro-brasileiras, “Mariama”, mobilizados pelas alunas do curso de Pedagogia.
    Foram dois dias de amplos debates com a temática da Formação docente, carreira e condições de trabalho a partir da perspectiva do trabalho do Pibid realizado nas escolas da região.

    Regina Ribeiro
    Pedagogia – UFRRJ
    Campus Seropédica

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s