Materiais

O prazo para a solicitação dos materiais está encerrado, mas você ainda pode organizar sua atividade para participar da SAM 2013. Basta fazer o download dos materiais de divulgação e de referência para debate, que seguem listados abaixo. Estes materiais podem ser reproduzidos e divulgados livremente, desde que atribuída a origem.

Manual de orientações – Traz dicas de atividades a serem desenvolvidas por creches, escolas, faculdades, universidades, associações, pais, profissionais de educação, grupos locais antes, durante e depois da SAM 2013. Não é uma receita, mas um ponto de partida para estimular a criatividade.
(Baixe o Manual)

O Manual a SAM 2013 ainda possui anexos que podem servir de subsídio para o desenvolvimento das atividades, por exemplo:

  • O artigo “Valorizar o professor: o que se quer dizer com isso?”, escrito por Fernanda Campagnucci, editora do Observatório da Educação, oferece uma análise sobre a imagem dos professores construída na imprensa nacional. Observando editoriais de 32 jornais do país por todo o ano de 2012, Fernanda destaca que professor é retratado de forma contrastante, hora uma figura heroica e vocacionada, noutra negligentes e descompromissados. O artigo aponta para a superação dessas duas caracterizações, em busca da valorização do profissional de educação. (Baixe o Artigo)
  • Folder da Semana de Ação Mundial 2006, que abordava a “qualificação dos profissionais da educação” e que carrega informações de grande relevância para a discussão proposta pelo tema da SAM2013, inclusive para observar o quanto das necessidades de sete anos passados foram contempladas, ou se caminham na direção apontada naquela época. (Baixe o Folder)
  • As tabelas de Custo-Aluno Qualidade Inicial (CAQi), conceito que calcula o investimento inicial em educação necessário para que um padrão mínimo de qualidade seja assegurado a todas as escolas do país. O CAQi estima os custos de uma escola que respeite estes padrões, considerando sua estrutura física, os equipamentos e materiais que deve oferecer permanentemente, os gastos com alimentação, serviços como água e energia elétrica, administração e recursos humanos. (Baixe as Tabelas do CAQi)
  • A  CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) pesquisou a aplicação da Lei do Piso do Magistério nos estados e colocou os resultados em uma tabela. Nela estão relacionadas as informações sobre a remuneração dos professores com formação até o nível médio e de licenciatura plena de 24 estados e do Distrito Federal, bem como as respectivas cargas horárias e a porcentagem da hora-atividade remunerada. (Baixe a Tabela)
  • O Observatório da Educação também está organizando uma enquete com a pergunta “Como é ser professor(a) em seu bairro, sua cidade ou seu estado?” para a SAM2013. Quem quiser enviar seu depoimento em vídeo para participar, pode consultar o Tutorial de Produção de Vídeo escrito pelo editor de vídeos Gabriel Salgado, que está anexado ao Manual.  A gravação pode ser feita por uma câmera fotográfica, de computador (webcam) ou mesmo por celulares, o importante é que você envie o relato sobre a sua região! O tutorial também ensina a fazer o envio  dos vídeos pelo serviço gratuito Sendspace, já que os arquivos de vídeo geralmente são pesados de mais para serem enviados por e-mail. Para saber mais sobre a enquete, entre em contato com o a equipe do Observatório da Educação pelo e-mail: observatorio@acaoeducativa.org. (Baixe o Tutorial)

Cartaz SAM 2013 – O cartaz da Semana é colorido e vistoso como vocês podem notar. Ele é feito para gerar curiosidade nas pessoas, isto é, fazer com que elas queiram saber mais e queiram participar. Por isso, o cartaz precisa ser bem distribuído e bem colocado. Os cartazes devem ser afixados o mais rápido possível em escolas, sedes de entidades, no comércio local, terminais de transporte e em todos os lugares por onde circula muita gente. Nossa sugestão é que juntamente com esse cartaz seja colocado um lembrete adesivado com a programação local da Semana e os nomes e telefones das pessoas de contato no local.
(Baixe o Cartaz )

Folder SAM 2013 – Neste, você vai encontrar dados sobre a situação geral dos professores e dos outros profissionais da educação no Brasil, em termos de formação, remuneração, carreira e condições de trabalho, além das atuais pautas e reivindicações sobre o tema.
(Baixe o Folder)

Além dos materiais específicos da SAM, enviamos outros materiais relacionados ao tema que podem servir de subsídio não só para as atividades da Semana, como para uso ao longo do ano:

Em Questão 7. Lei do Piso: debates sobre a valorização do magistério e o direito à educação no STF – Uma publicação da Ação Educativa e da Campanha Nacional pelo Direito à Educação que resgata o processo de julgamento da constitucionalidade da Lei do Piso Salarial Nacional do Magistério (Lei n° 11.738/2008) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 2011, e os desafios à sua implementação, em que ambas instituições entraram no processo para defender esta constitucionalidade. A publicação aborda em detalhe não somente a questão da valorização do magistério, mas a participação da sociedade na garantia e efetivação do direito à educação no país.
(Baixe o Documento)

Nota Técnica: Por que 7% do PIB para a Educação é Pouco? – Cálculo dos investimentos adicionais necessários para o novo PNE garantir um padrão mínimo de qualidade – A Nota Técnica, produzida pela Campanha, utiliza amesma metodologia da planilha de custos do MEC e comprova que a proposta do Governo para o novo PNE (Plano Nacional de Educação) é insuficiente para garantir o direito à educação de qualidade. A Nota apresenta argumentação técnica para a aplicação do equivalente a 10% do PIB para garantir padrões mínimos de qualidade, bem como proposições às metas do PNE.
(Baixe a Nota Técnica)

Filme “Carregadora de Sonhos” – Longa-metragem que mistura realismo e poesia e tem como tema principal a educação. O filme mostra um dia de trabalho de quatro profissionais do magistério e, além de abordar aspectos estruturais relacionados à educação, também apresenta uma análise do sistema educacional feita pelas próprias professoras.
(O vídeo completo está disponível em sete partes no Youtube, assista: parte 1 ,  parte 2 , parte 3 , parte 4 ,  parte 5 , parte 6 , parte 7 )

Relatório Todas as crianças na escola em 2015 : Iniciativa global pelas crianças fora da escola – Produzido pelo Unicef e a Campanha, este estudo faz uma análise do perfil das crianças e adolescentes fora da escola ou em risco de evasão no Brasil e aponta as principais barreiras que levam a essa situação. Atualmente, cerca de 3,7 milhões de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos de idade estão fora da escola no Brasil. Além disso, apresenta uma análise das principais políticas públicas de enfrentamento à evasão e ao abandono escolar e faz uma série de recomendações.
(Baixe o Relatório)

Roteiro de Leitura Pública – Neste livreto doado pelo Instituto Ecofuturo, você encontrará inspiração para a realização de leituras públicas, entendendo a relação escritor-leitor-personagem, bem como a relação autor-leitor público-leitor ouvinte. Este é um material para quem trabalha em grupo, trazendo quem tem dificuldades de leitura para a interação com um texto. Sugestões de leituras públicas, um passo a passo para se organizar e técnicas para ler.
(Baixe o Roteiro)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s