REGIÃO NORDESTE

ALAGOAS

  • O Fadedi (Fórum Em defesa da Educação Infantil de Alagoas) organiza em Maceió uma audiência pública sobre a temática na câmara de vereadores e um seminário sobre valorização dos profissionais da educação. Os eventos acontecerão durante a semana de 21 a 28 de abril;

BAHIA

  • Em Salvador, o grupo de professores aprovados no concurso da Secretaria de Educação de Salvador vai realizar uma manifestação contra a morosidade da convocação de 400 docentes, que realizaram suas provas em 2010 e ainda não foram chamados a ocupar seus cargos.
  • Também para os soteropolitanos, o Fórum Baiano de Educação Infantil entre abril e agosto vai promover cirandas reflexivas e encontros estaduais entre pessoas envolvidas em atividades do Fórum em Irecê, Euclides da Cunha, Amargosa, Ihéus, Vitória da Conquista, Sr. Do Bonfim, Baixa Grande, Caetité e Morro do Chapéu.

CEARÁ

  • O Cobec (Conselho Beneficente de Crianças e Trabalhadores Carentes de Quitaiús) prepara uma série de atividades para a população de Lavras da Mangabeira, incluindo visitas de sensibilização para o tema da SAM, envolvendo toda a comunidade escolar. Haverá a presença de representantes públicos, para os quais serão apresentados pedidos de agilização de projetos de lei em favor dos direitos dos professores que estão tramitando na câmara. O Cobec ainda realizará concursos de paródias, redações e poemas sobre o tema e uma manifestação com faixas e cartazes, todos os eventos serão cobertos por uma rádio local.

PERNAMBUCO

  • O Coletivo de Mulheres Negras de Pernambuco pretende promover rodas de diálogo e panfletagens nas cidades de Araçoiaba, Jaboatão, Paulista e na capital, Recife. A proposta é envolver duas escolas em cada cidade nas atividades da SAM 2013, articuladas por 30 profissionais da educação.
  • Com o mote “Juventude é atitude, qual é a sua?”, o Fojupe (Fórum das Juventudes de Pernambuco) vai reunir a juventude do agreste pernambucano e articular intervenções com professores da cidade de Caruaru.
  • O município de Serrita terá rodas de conversa e lúdicas  entre as atividades organizadas pela Secretaria Municipal de Educação. Também está programado um debate entre docentes, pais, alunos, gestores, conselhos e sindicatos sobre o a valorização dos profissionais.
  • Já estão acontecendo atividades de mobilização do Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco). Até o dia 19 de abril, os sindicalistas estarão mobilizando pessoas em seus locais de trabalho para se manifestarem pelo direito a educação e pela valorização dos profissionais que a promovem. Ainda neste período, o Sintepe participará de um Ato Público Nacional, em Maceió (Alagoas), no dia 18, em defesa da Educação Pública. No dia seguinte, haverá uma Plenária e um debate sobre a Valorização dos professores da Educação Infantil. Em Pernambuco, a SAM2013 será oficialmente lançada simultaneamente à 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública no dia 22, com uma coletiva de Imprensa. Durante a greve organizada pela CNTE, o Sintepe vai organizar atos públicos, a ocupação de casas legislativas pernambucanas e um debate sobre a crise econômica  mundial e a educação. No final da Semana, haverá um seminário Ação Mundial pela Valorização dos Profissionais da Educação, na Sede do sindicato. Concluindo as atividades do Sintepe, as pautas também serão apresentadas no dia do trabalhador, em conjunto com o Fórum dos Servidores e a Cut (Central Única dos Trabalhadores) no dia 30/04.

PIAUÍ

  • Carro de som e panfletagem dão o ritmo da SAM em Terezina, onde os eventos começam já nas primeiras horas da manhã e serão desenvolvidos pelo comitê local da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão da Educaçao. Também serão organizadas mesas redondas, debates, seminários e um programa de rádio com apoio da Universidade Estadual do Piauí, e da Central Única dos Trabalhadores.
  • O Fórum Piauiense de Educação de Jovens E Adultos Fórum de Educação, de Teresina, está organizando uma visita de sensibilização sobre o tema da SAM à escola municipal Parque Itararé, e uma mesa redonda na UESPI – Universidade Estadual do Piauí, no campus Clóvis Moura. As atividades acontecerão entre os dias 23 e 25 de abril.

MARANHÃO

  • Já na primeira semana de abril, a Secretaria Municipal de Educação da cidade de Arame  promoverá debates em reuniões no auditório da câmara de vereadores com equipe da educação e com a sociedade civil.

RIO GRANDE DO NORTE

  • Um seminário será realizado no auditório da UERN (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte) e reunirá as Associações de Moradores dos Bairros Frutilândia I, Frutilândia II e Fulô Mato.
  • A UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), por sua vez, prepara uma conferência sobre “A Valorização dos Profissionais da Educação” e a divulgação da Semana em audiências públicas e eventos da área durante o  mês de Abril. Em maio, as ações desenvolvidas nos municípios serão socializadas na UFRN e haverá uma exposição de trabalhos infantis com o tema: “Para o meu /minha professor(a) ser feliz no trabalho, precisa de  Estudos”. Ainda serão organizadas reuniões em escolas e sindicatos para se discutir as condições de trabalho, formação docente e remuneração dos profissionais da educação”
  • O Ginásio Esportivo da Cidade de Paraú será a última parada de uma caminhada com os profissionais da educação, onde os participantes se reunirão para discutir as questões de valorização dos educadores. O evento está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Educação.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s