Fé e alegria mobiliza Montes Claros – MG para a SAM2013

A Fundação Fé e Alegria de Montes Claros/MG tem um poder de mobilização incrível. Durante a Semana de Ação Mundial 2013, os moradores da cidade tiveram à sua disposição uma agenda bastante variada, desenvolvida pela instituição, que aproximou estudantes, docentes e toda a comunidade local para refletirem sobre as condições de trabalho dos profissionais da educação.

montes claros fé e alegria 4

A programação da semana começou com rodas de conversa que reuniu professor@s e alun@s para debater a importância de o Estado assegurar condições plenas de trabalho e de valorização para os educadores. Já entre quarta e quinta-feira, os participantes trabalharam na confecção de cartazes e bandeiras que destacavam elementos básicos necessários para uma educação de qualidade, e para a valorização os profissionais que dela fazem parte. Também foram elaborados motes e cantos para o ato-público que aconteceu no último dia do evento.

montes claros fé e alegria2

Na manhã de sexta-feira, 26/04, foi realizada uma dinâmica com as crianças e adolescentes inscritas no turno matutino das oficinas da  Fundação Fé e Alegria. Os estudantes anotaram seus sonhos para educação no Brasil em pedaços de papel e depois os colocaram em balões com gás hélio, que foram soltos todos juntos em frente à instituição, criando uma imagem tão bonita quanto a simbologia da ideia.  Oxalá esses sonhos se concretizem!

montes claros fé e alegria

Os montes-clarenses organizaram, ainda na tarde deste dia, um Ato-Público na Praça Dr. Carlos, no centro da cidade. Com o tema “Qualidade na Educação para todos e todas”, o evento articulou sindicatos, pastorais sociais, escolas, conselhos de direitos, a câmara de vereadores e entidades socioassistenciais. Entre apresentações culturais das oficinas da Fundação Fé e Alegria e , representantes das entidades envolvidas discursaram sobre o tema com indignação e esperança próprias de quem espera melhoras urgentes para uma área tão delicada quanto a Educação.

Quem acompanhava o ato também pode se manifestar em um painel que reproduzia as imagens da SAM2013, com destaque para a professora. Uma das articuladoras  das atividades, Nasta Hanna Souza e Silva, declarou que “como saldo, fica a reflexão de que educação de qualidade deve ser uma luta de todos e todas, independentemente da área de atuação, pois acreditamos que esta é a base para a transformação social”.
Veja como foi o Ato-público:

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s