Consulta participativa: como vão os professores da sua escola?

Forme um grupo, entreviste professores da sua comunidade e ajude a elaborar este mapa colaborativo da condição dos educadores e educadoras do Brasil!

A Rede Vozes da Educação e a Campanha Nacional pelo Direito à Educação lançaram nesta terça-feira (23/4) uma ferramenta para coletar informações sobre a questão docente no Brasil. A consulta participativa faz parte das atividades da Semana de Ação Mundial (SAM 2013), que acontece de 21 a 28 de abril em todo o mundo.

O principal objetivo é mobilizar a comunidade participante para a discussão sobre a valorização dos professores e, por isso, são fundamentais o trabalho em grupo, as discussões prévias e o retorno dos resultados à comunidade. Mais importante que os resultados (que não terão valor estatístico), é o próprio processo de mobilização e coleta informações.

A atividade pode ser realizada até o fim de maio. Os resultados poderão ser visualizados à medida que os grupos enviarem os questionários preenchidos. Além das informações sobre os professores, será possível visualizar gráficos de quantas pessoas já participaram das atividades e em que localidades.

Podem formar grupos professores com suas turmas, conselhos escolares, sindicatos, os comitês regionais da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, grêmios escolares, movimentos sociais, organizações da sociedade civil, entre outros.

O site traz, ainda, sugestões de como realizar a atividade e promover as discussões.

Conheça a ferramenta e saiba como participar: http://vozesdaeducacao.org.br/consulta/

Outras atividades

Integrando o comitê técnico da SAM 2013, a Rede Vozes também organiza neste ano uma campanha virtual pela valorização dos profissionais da educação e um debate sobre a relação entre o professorado e a mídia, entre outras atividades. Leia mais aqui.

Saiba mais sobre a Semana de Ação Mundial no Blog da SAM 2013.

Sobre a Rede

A Rede Vozes da Educação é uma articulação de organizações latino-americanas que acreditam que a melhora da qualidade da educação pública depende de políticas e iniciativas de valorização dos docentes. Compõem o grupo impulsor da Rede: Ação Educativa (Brasil); Centro para el Desarrollo de la Inteligencia (Paraguai); Centro de Estudios Sociales (Chile); El Abrojo (Uruguai); Fundação Avina; Fundación Fe y Alegria (Venezuela) e Universidad de La Frontera – Departamento de Educación. Visite o site.

Mais informações:

(11) 3151-2333 ramais 170, 175 ou 185 (Denise, Gabriel ou Fernanda) / observatorio@acaoeducativa.org

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s