Sintepe mobiliza Pernambuco para Semana de Ação Mundial e Semana Nacional em Defesa e Promoção da Escola Pública

Quem está em Pernambuco provavelmente já ouviu o barulho que o pessoal do Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) vem fazendo por lá. Se ainda não, seguramente vai ouvir nos próximos dias.

Os membros do sindicato já colocaram em curso as atividades da agenda que prepararam para a 11ª Semana de Ação Mundial, uma iniciativa da Campanha Global pela Educação, no Brasil coordenada pela Campanha Nacional pelo direito à Educação, e para a 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Escola Pública, articulada pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação). Desde o início do mês, o Sintepe vem organizando eventos em escolas e universidades, articulando movimentos estudantis, movimentos dos pais de alunos e enviando convites para pessoas ligadas à educação no Estado para que integrem a luta pela educação.

Entre as atividades previstas, Heleno Araújo Filho, presidente do Sintepe e diretor de assuntos educacionais da CNTE, destaca a coletiva de imprensa na qual será feito o lançamento oficial das Semanas no estado, a acontecer na segunda-feira 22 de abril. Para o sindicalista, “os eventos serão importantes para dar projeção às pautas dos profissionais da educação pernambucana, que enfrenta dificuldades como o achatamento salarial da carreira de professores”.

Durante os três dias da Greve Nacional convocada pela CNTE, o Sintepe vai realizar  um ato público em frente as Gerências Regionais de Educação e da Secretaria Estadual de Educação, a ocupação das casas legislativas e um debate sobre a crise econômica mundial e a educação no Brasil e na Espanha. Os eventos acontecerão entre os dias 22 e 24 de abril, respectivamente.

Segundo Heleno, até o momento as estratégias de mobilização vem trazendo resultados positivos. “Temos recebido uma resposta muito positiva da opinião pública. Tanto na recepção dos panfletos e informativos que entregamos nas ruas, quanto nas enquetes promovidas pela mídia de Pernambuco, as pessoas tem mostrado apoio à nossa causa”, comenta. A importância do diálogo com a população também é destacada por Roberto Franklin de Leão, presidente da CNTE, para quem  “só teremos grandes mudanças se os profissionais de outras áreas se apropriarem da defesa de uma escola pública de qualidade”.

Roberto Leão ainda ressalta que o apoio popular será especialmente importante para as atividades da na próxima semana, “que será marcada por atos públicos, passeatas e mobilizações no Brasil inteiro. O grande dia será o dia 24, quando faremos um ato público no congresso com representações de todos os estados, e reuniremos quase 1000 pessoas, e teremos manifestações nas câmaras de vereadores e deputados”.

Neste sentido, o presidente da CNTE considera oportuno que a SAM2013 e a Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educaçao Pública coincidam. “Será um bom período para discutirmos o financiamento, a gestão e a valorização dos profissionais da escola pública, com qualidade socialmente referenciada”, avalia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s