Os Comitês Regionais da Campanha já estão definindo suas programações. Participe!

Assim como as diversas organizações da sociedade civil, instituições de ensino e as Secretarias de Educação, os Comitês Reginais da Campanha Nacional Pelo Direito á Educação também estão preparando atividades para participar da a Semana de Ação Mundial 2013. Presentes na maioria dos Estados do país, boa parte deles já definiu os eventos que irão realizar. Confira abaixo a programação:

O Comitê do Ceará, através do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (Cedeca-CE), organiza uma panfletagem no centro de Fortaleza durante assembléia dos professores, que acontecerá no dia 24 de abril.

No Distrito Federal, o Comitê local contará com o apoio da Biblioteca Braille Dorina Nowill para realizar oficinas, palestras e distribuição de materiais em um encontro dialógico com profissionais da educação e demais interessados no município de Taguatinga.

Já no Espírito Santo, o Comitê capixaba prepara atividades com a Secretaria de Educação do Município da Serra. Em Vitória, o comitê trabalhará a formação de professores, com auxílio da Iesfavi (Instituto de Ensino Superior e Formação Avançada de Vitória).

O Fórum de Educação Infantil do Maranhão e seu Comitê conterrâneo promoverá cirandas, divulgará redações e atividades artísticas dos professores da Educação Infantil de São Luís. Também na capital, a Ong Plan Brasil se juntará ao comitê na organização de uma passeata e de rodas de diálogo.

Um ciclo de palestras com professores, pais e a comunidade em geral pretende reunir 200 pessoas em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A coordenação do evento está por conta do Comitê Sul-mato-grossense e da OMEP (Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar).

Em Belém do Pará, o Comitê local contará com o apoio da Unipop (Instituto Universidade Popular) e do Grupo de Estudos em Gestão e Financiamento da Educação da UFPA (Universidade Federal do Pará) para organizar uma roda de conversa sobre o tema da SAM2013 com Ongs e movimentos sociais. Na ocasião serão gravados depoimentos sobre o tema em escolas públicas de Belém; no dia 25 e 26 seminário na UFPA com mesa redonda sobre o tema com participação de sindicatos e centrais sindicais.Os debates integrarão o processo de preparação e mobilização das conferências de educação.

O Comitê da Paraíba prepara a divulgação do o material por toda João Pessoa, com apoio do Fórm do Direito da Criança e do Adolescente Local. Os Cartazes e Folderes estarão espalhados por espaços escolares, postos de saúde, Cras (Centro de referência Assistência Social), Ongs, Secretaria de Educação (municipal e estadual), sindicatos e nas praças, por meio de eventos de mobilização. Com apoio também do Conselho Municipal de Educação, da Rede Pela Paz (composta por representantes de Educação, Saúde e Assistência), e do Fórum Municipal de Educação, serão articuladas outras 35 entidades da sociedade civil, o Fórum de Direito, além de 94 escolas públicas, para que recebam e distribuam os materiais da SAM.

Integrante do Comitê Paraná, a Undime local distribuirá o kit com os materiais da Semana para todas as suas microrregionais organizarem atividades próprias.

O Comitê Piauí, em conjunto com a Cut (Central Única dos Trabalhadores) organizou uma agenda de eventos riquíssima, que pode ser conferida neste link. As atividades acontecem nas cidades de Teresina, Oeiras, Parnaíba, José de Freitas e Demerval Lobão, e envolvem panfletagem, rodas de conversa, debates e mesas redondas. Os eventos contarão com representantes de diversas entidades sindicais e grupos de estudos dedicados à educação, além da execução de um programa de rádio e o lançamento de uma revista.

Durante as atividades que serão promovidas pelo Comitê potiguar para crianças e adultos, haverá a distribuição dos materiais da SAM 2013. As ações envolverão seminários, debates palestras e eventos para crianças, e serão realizadas com o apoio da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), da  UERN (Universidade Estadual do Rio Grande do Norte), da Secretaria Municipal de Educação de Natal e do FEERN (Fórum Estadual de Educação do Rio Grande do Norte).

Aliado ao Sinte/SC (Sindicato dos Trabalhadores Em Educação do Estado de Santa Catarina), o Comitê catarinense prepara assembleias, seminários, distribuir material para estudos e debates nas escolas, e campanha de mídia.

A articulação entre o Comitê Tocantins e as instituições Ong Ação Verde, Instituto Nacional de Planejamento Educacional e Consultoria Social, Instituto Pedra Verde, Hm Consult Educacional e as Secretarias de Educação de municípios tocantinenses vai organizar muitas atividades. Educadores e profissionais da educação trabalharão na distribuição do material, farão reuniões com autoridades municipais e vereadores e vão visitar municípios do interior do estado, como Santa Fé do Araguaia, que abriga comunidades quilombola,  indígena e ribeirinha às margem do Rio Araguaia e Babaçulândia, Monte Santo e Novo Acordo. Na capital, os materiais da SAM serão entregues nos gabinetes dos Deputados Estaduais.

Anúncios

3 Respostas para “Os Comitês Regionais da Campanha já estão definindo suas programações. Participe!

  1. Aqui em Salvador faremos um recorte visando a convocação dos(as) professores(as) aprovados(as) no concurso de 2010: Quem ganha e quem perde com a morosidade??? DIA 23/04 ás 9:00h TEREMOS MOBILIZAÇÃO PELA VALORIZAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) DE SALVADOR NA FRENTE DA PREFEITURA.

  2. Ressalto que não sou de nenhum comitê, estou atuando como cidadã que está assistindo seu direito ser desrespeitado e principalmente que exige Educação de Qualidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s